Foi convidada para um casamento e ficou na dúvida? Vestido, macacão, preto, branco, longo, curto, estampado, liso… Não sabe o que escolher? Então veja aqui algumas dicas do que vestir em um casamento.
Eu tinha um casamento algumas semanas atrás, fui dar uma pesquisa, vi essa publicação no Blog Mariée e adorei! Achei ela super completa e tão legal que precisei compartilhar aqui pra vocês verem também. Então, vamos lá…
Primeiro de tudo, leia o convite para entender o dress code. O convite já diz muito sobre o evento, se será algo mais chique ou despojado. O horário da cerimônia e o local também farão muita diferença na sua roupa. Quanto mais tarde, mais chique o lugar e mais próxima dos noivos você for, mais importante deverá ser seu look.
O que vestir em um casamento de manhã
Os casamentos de manhã costumam ser mais intimistas e pedem looks menos elaborados. Os tailleurs, vestidos curtos (sem exageros), e até mesmo saias com blusas bem elegantes são os que mais combinam. Um vestido longo florido, de um tecido menos nobre também pode cair super bem.
Prefira cores claras ou estampas delicadas. Mas, atenção… claro não significa branco, nem nude. Algumas ideias de tecidos para se usar são crepes, sedas foscas, rendas opacas, linhos e algodões. Sapatos podem ser sandálias, sapatilhas ou escarpins. Para os acessórios, o tamanho da bolsa diminui a medida que a noite chega.
De qualquer forma, casamento não é lugar para bolsas grandes. Opte por uma clutch ou carteira. Joias e acessórios são sempre bem vindos, com elegância e sem exageros pois a manhã pede maior discrição. Se você for convidada, não deve nem considerar a ideia de usar uma grinalda (acessório de cabelo). Quanto ao cabelo e maquiagem, opte por algo leve, assim como a manhã.
O que vestir em um casamento pela tarde
Os casamentos no período da tarde (marcado no período até as 16:00 da tarde) geralmente têm o intuito de prevalecer até a noite para a festa. Por isso, é preciso atenção: o look deve ser pensado em um casamento a noite, mas não pode ficar estranho enquanto ainda estiver dia. Algumas ideias mencionadas anteriormente prevalecem! Uma make muito carregada para a noite, por exemplo, pode ficar pesada demais enquanto for tarde. Por isso, vale o bom senso.
Os vestidos para convidadas podem ser curtos se bem sofisticados, longuetes ou longos mais simples, sem exageros nos detalhes. Como a festa irá até a noite, as cores podem escurecer, mas não é obrigatório. Porém, cores muito claras nesse horário já não são mais tão indicadas. O pretinho básico é bem vindo, desde que você não seja madrinha.
Para os tecidos, escolha algo entre tafetás, rendas e os de seda (organzas, chiffons, crepes, shantung…) e nos pés sandálias, sapatilhas ou escarpins. Quanto aos acessórios, opte por carteiras ou clutches. Os brincões já podem entrar em cena, assim como demais joias. A maquiagem e cabelo podem ser mais incrementadas, pensando em uma balada a noite, mas ainda assim com leveza para o dia.
O que vestir em um casamento à noite
Esse é o casamento em que você pode se jogar na produção. Os vestidos das convidadas podem ser curtos e bem sofisticados, com bordados e pedrarias, longuetes ou longos. É a hora dos decotes, dos bordados, das bijuterias mais vistosas. O longo, em geral, é para a turma do altar – a não ser que o casamento seja bem formal, mas ainda pode ser usado se não for tão detalhado quanto um vestido de madrinha geralmente é.
Evite cores muito claras e jamais, jamais use branco. Fora isso, todas as cores são liberadas. O pretinho nada básico sempre será uma bela opção.
Tecidos tafetás, rendas e os de seda (organzas, chiffons, crepes, shantung…) são os mais indicados e, quanto aos acessórios, pode se jogar com os mais rebuscados. O casamento noturno geralmente é chique e tem balada. A maquiagem também pode ser mais noturna, complexa e definida.
Dicas que valem para qualquer horário
Casamento é o evento perfeito para um pretinho básico, é o uniforme básico das convidadas. Só não vale para o altar! Então, se você for madrinha, talvez seja melhor conversar com alguém sobre o que a noiva acha a respeito.
A menos que você seja a noiva ou seja um pedido da própria, JAMAIS use branco!
Vestidos longos são mais indicados para madrinhas ou casamentos bem formais. Mas vai do bom senso pra você saber diferenciar um vestido longo mais simples que pode ficar super bem em outras ocasiões.
Se a roupa for mais simples, capriche nos acessórios para deixar o look mais sofisticado.
Não quer ir de vestido? Terninhos e calças compridas são boas alternativas, mas capriche no tecido. Seda e tafetá são as melhores escolhas. Agora, se você vai para o altar, dê preferência aos vestidos.
Para o frio, se seu vestido for decotado, invista em paletozinhos de pele fake ou em boleros de tecidos preciosos como veludo, rendas, brocados ou bordados de paetês. As pashiminas e xales também resolvem o problema.
As meias-calças mais indicadas são aquelas mais finas, com alguma transparência. As rendadas podem até ser uma opção, mas apenas se forem bem discretas. Esqueça, por exemplo, as arrastão e as de oncinha e não use sapato e bolsa do mesmo tecido, ou muito parecidos.
Uma ideia para quebrar o “conjuntinho” é usar cor ou textura diferentes. Exemplo: seu vestido é preto, use-o com sandálias vermelhas e bolsinha preta de lantejoulas. Seu vestido é vermelho, prefira sandálias metalizadas e bolsinha bordada.
Se você for chamada para ser madrinha, deve ter abertura suficiente para perguntar para a noiva o que ela espera. É de muito bom tom fazer essa pergunta, pois o look da madrinha afeta diretamente a imagem do altar e as principais fotos. A roupa das madrinhas não deve ser definida na adivinhação, mas geralmente é preferível usar um longo e evitar as cores preto e branco, a não ser que a noiva peça por uma dessas cores para todas as madrinhas.
Este post tem um comentário
Lindos vestidos!
Verificado em Impressão em PVC, Sao Paulo – SP