A melhor parte do Inverno é ficar no sofá, debaixo das cobertas, vendo um filminho. Infelizmente, nem todo dia pode ser assim, mas não desanime. Você ainda pode escolher uma roupa que tenha esse clima aconchegante para o seu dia-a-dia. Quem sabe… um tricô?
Tricô é a arte de entrelaçar fios para criar peças lindas, seja de roupas ou acessórios. Não é à toa que esse tecido bomba no Inverno. Ele é muito confortável, versátil e muito quentinho. Pra quem acha que esse tipo de malha é coisa de vó, não se iluda. O tricô é capaz de deixar qualquer look mais delicado e elegante e sua versatilidade permite que ele seja adaptado a praticamente qualquer estilo. Quer saber mais sobre quantos tipos de tricô existem e como adicioná-los ao seu closet? Continue lendo.
DICA: Um suéter pode ser muito prático. Leve sempre um na bolsa, para o dia em que aquele ventinho cortante apareça do nada.
Um bom tricô tem que ter peso e pede alguns cuidados na hora da produção para não carregar demais. Para escolher a melhor peça, independente do modelito, preste atenção nos seguintes pontos:
Trama: A trama pode ser grande ou mais fechadinha. As tramas fechadas podem ser usadas sozinhas, dependendo mais do clima. As maiores pedem necessariamente por uma camiseta ou, dependendo da ocasião, uma camisa por baixo. No trabalho, uma camisa social, uma calça de alfaiataria e um belo tricô com tramas bem abertas são garantia de um visual lindo e profissional.
Tons: Os neutros são bem democráticos, combinando com vários tipos de look. Com os clássicos bege, preto ou cinza, fica difícil errar. Assim, deixe as cores para os acessórios, como um cachecol colorido, aproveitando o friozinho do Inverno. Se você quiser também, pode inverter que fica bom. Escolha acessórios mais clean e peças diferentes e coloridas. Misture tricôs coloridos, ou mesclados, e uma calça de sarja ou shorts despojados. Não fuja do seu estilo, mas seja criativa!
Clima: É difícil esfriar muito no Rio de Janeiro, principalmente de dia. Sendo assim, nós não precisamos largar mão de peças mais fluidas ou curtas. Combine um shorts jeans com um suéter de tricô de fios mesclados (diferentes cores, como um degradê) e decote em V para o dia. De noite, escolha uma saia de tricô, com botas ou um peep toe. Para os dias mais frios, um vestido de tricô pode ser a melhor opção, combinado com uma jaqueta de couro ou malha.
Equilíbrio: Independente da produção ou da proposta do look, é sempre importante ter bom senso. Na hora de escolher quais peças vão compor o look, se o tricô for mais elaborado, harmonize-o com uma calça ou saia mais sequinha. Equilibre cores sóbrias e peças mais discretas no trabalho e deixe os tons fortes para brincar nos momentos mais casuais. Tá afim de ousar? Os tricôs com desenhos são opções divertidas e deixam o visual mais leve.
Veja aqui também os diferentes tipos de modelitos e estilos possíveis para compor um look. Não se preocupe, as opções vão muito além dos tradicionais suéteres, porém vamos do começo…
Clássico: o tradicional suéter de tricô pode ser muito elegante se combinado à uma calça de alfaiataria ou saia lápis. Ou, até mesmo, um vestido tubinho com um cardigan preto, cinza ou vermelho. Um suéter com gola rolê também dá um toque de sofisticação ao visual. Para propostas mais modernas e descontraídas, aposte em estampas ou cores de maior contraste.
Pullover: a mais pedida, por ter um tecido mais pesado e combinar com praticamente tudo. Para o dia-a-dia, combine uma calça jeans, ou um shortinho, com um pullover em tons neutros, como preto ou creme. Para um visual mais charmoso, experimente uma camisa por baixo, com a gola e as pontas das mangas aparecendo.
Tricô Destroyed: Um pouco fora da casinha essa, mas capaz de ficar linda! A blusa tricô “destroyed” é aquela com partes propositalmente rasgadas, ou com pequenos buracos. É um look bem diferente, que combina muito com uma calça ou legging. Pode não esquentar tanto, mas é um arraso!
Saias: Se combinada à uma t-shirt, a saia de tricô fica elegante e bem feminina. Para deixar o look mais despojado, procure uma blusa evasê. Já para produções de trabalho, combine com peças de alfaiataria.
Coletes e Casaquinhos Fluidos: Para um visual despojado e moderno, combine a peça de tricô à um shorts jeans, ou uma calça skinny. Uma sapatilha pode dar um toque de delicadeza ao seu look, ainda mais se você escolher modelos em tons pastel. Estampas delicadas, como de coração, em coletes mais sequinhos, certamente vão agradar as meninas adeptas do estilo girly.
Vestido Longo: Muito charmoso, elegante e sensual. Essa peça pode ser bastante usada na Primavera, mas nada te impede de tirá-la do armário no Inverno para um evento chique. Só tome muito cuidado com a barra, para não acabar pisando e estragando o vestido. Não tenha medo também de juntar um agasalho ao look. A modelagem ampla e folgada aquece e oferece conforto, deixando tudo também mais despojado.
Vestido Curto: Assim como o vestido longo, essa peça é bem feminina, porém ela é um pouco mais despojada. Ainda sim oferece muito conforto, sendo ideal para encontros e passeios informais durante o dia. De noite, aqui, uma jaqueta de couro combina bem.
Maxi Tricô: O maxi tricô combina com qualquer estilo que você queira usar, variando mais pela trama, modelagem e cor. Em geral, essas peças são bem democráticas, com bom caimento, independente da sua silhueta. Para transformar o look, misture com peças de diferentes propostas, como uma calça skinny e bota montaria. Escolha bem as cores e estampas, para sair do comum sem perder a harmonia. Um maxi tricô por cima de shorts, saias ou vestidos são boas opções também, ainda mais com um cinto por cima do suéter, para marcar a cintura.
E aí, gostou do post? Deixe seu comentário! E confira mais looks para se inspirar na hora de escolher a peça de tricô que mais combina com seu estilo.
Este post tem 2 comentários
Eu amo tricô, eu tenho um vestido e também um suéter que catei do meu pai. ♥
fica lindo né?! tb amoo