Mês de julho e as “festas juninas” atrasadas ainda tão rolando. Antes tarde do que nunca né? Que tal aproveitar as férias e esse friozinho pra organizar uma festa junina com os seus amigos? E pra quem não sabe nem por onde começar, eu dou uma ajudinha com o post de hoje. Bora se organizar, usar a criatividade e entrar no clima.
Pra começar vamos pelo básico, festa sempre tem um custo, mas se você não puder arcar com todas as despesas, pode organizar uma festa junina colaborativa sugerindo a cada convidado que traga um prato típico ou uma bebida. Você pode organizar a festa estipulando o tipo de alimento pelo sexo. Exemplo: homens levam pratos salgados, mulheres doces ou o inverso, afinal as guloseimas ajudam a manter uma festa junina de pé! Além das bebidas “quentes”, rola também sugerir que cada pessoa traga o que for consumir de bebida na festa, assim todo mundo fica feliz.
1- O convite: Pode ser por e-mail ou impresso em papel elaborado por você! As pessoas se animam quando recebem um convite criativo e temático. Lembre-se de colocar a data, o horário, o endereço e o mapa do local. Além disso, não se esqueça de solicitar a confirmação da presença!
2 – Os trajes: Uma festa junina sem vestido estampado, maquiagem e trancinhas para as mulheres e calça remendada, camisa xadrez e chapéu de palha, para os homens, não tem graça! Mencione no convite que todos devem vir a caráter! A festa fica bem mais divertida!
3 – Comidas: Quanto aos comes e bebes sugerimos um cardápio variado. A dona da casa pode ser a responsável pelos pratos e bebidas mais difíceis de transportar como canjica, vinho quente, quentão e milho verde; assim fica mais fácil dos convidados colaborarem com a festa levando os pratos mais simples. As comidinhas típicas podem ser servidas em saquinhos de papel e potinhos descartáveis.
4 – A decoração também tem que estar apropriada para a ocasião. Bandeirinhas de chita, balõezinhos, chapéus de palha pendurados pela casa, retalhos de juta para enfeitar a mesa, imagens de Santo Antonio, São João e São Pedro dão um toque especial. Se tiver um espaço isolado, para garantir que sua festa junina seja quente, uma fogueira ajudará em todo o clima desta festa! Mas todo cuidado com fogo é pouco. Isole a área e não deixe crianças por perto!
Os doces e bolos
– Canjica
– Pé de Moleque
– Maria Mole
– Arroz doce
– Doce de batata doce
– Quindim
– Pipoca doce
– Pamonha
– Curau de milho
– Paçoca
– Cocada
– Bolo de fubá e bolo de fubá cremoso
Salgados e pratos quentes
– Cachorro quente
– Cuscuz
– Caldo Verde
– Pipoca salgada
– Espetinho de churrasco
– Pinhão
– Milho Verde
Bebidas
– Quentão
– Vinho quente
– Batidas
Brincadeira para animar sua festa
– Correio elegante. Essa brincadeira não pode faltar. Candidatas para serem o correio é que não vão faltar!
– Óia a chuva! Claro que não podemos esquecer-nos das tradicionais músicas de um arraiá. Pula a fogueira, cai, cai balão, capelinha de melão, são hits que não podem faltar nas festas juninas. Providencie. Outra animada sugestão é levar música ao vivo!
Arrume seu par! Se há música, aproveite para organizar uma divertida quadrilha e todos vão querer relembrar os tempos de escola dançando na festa junina. Separe CDs de música sertaneja, forró e cantigas tradicionais de São João. Organize os pares e simborá pro caminho da roça!!
PRONTOS PRO ARRAIÁ?