Hoje em dia, é muito fácil colaborar com a cultura do consumo sem pensar nos efeitos colaterais. Principalmente com as redes de fast fashion, oferecendo roupas da moda por preços acessíveis. O problema com essas peças de roupas “descartáveis” é o desperdício, que resulta em mais poluição. Apesar da cultura do consumo existir, o mundo está cada vez mais consciente. A tendência real hoje é investir em moda sustentável, com tecidos reciclados, como algodão ecológico, por exemplo.

As pessoas começaram a mudar seus hábitos e investir em roupas de lojas que se preocupam com o meio ambiente. Inclusive alguns especialistas da indústria da moda ao redor do mundo já prometem reduzir os impactos negativos das suas produções. Como o Reino Unido, que anunciou ano passado novas medidas para lidar com roupas descartadas, para diminuir o desperdício atual.

Moda Sustentável: consumo consciente e menor impacto ambiental são tendências
No Brasil temos algumas empresas já trabalhando com moda sustentável, como a Allown. Uma empresa santista, minha cidade natal, que produz roupas com tecidos recicláveis e com menor impacto no meio ambiente. A marca está nascendo agora, com objetivo de desenvolver produtos com responsabilidade sócio ambiental, incentivando também o consumo mais consciente na sociedade brasileira.

O crescimento desgovernado da produção de roupas cresceu tanto nos últimos 15 anos, que a indústria da moda se tornou mais responsável pelo aquecimento global que os segmentos de transporte de cargas por vias aéreas e terrestres! Segundo pesquisas, se nada for feito, a atividade têxtil pode chegar a um quarto da emissão total de carbono na atmosfera até o ano de 2050. Precisamos tomar esse cuidado agora!

Este post tem um comentário
Excelente artigo. Boas práticas que todos deviam adotar.
Parabéns pelo blog 🙂